Dicas de pintura digital para iniciantes

11 min read

Deviation Actions

marinamaral's avatar
By
Published:
36.6K Views
ENGLISH VERSION: marinamaral.deviantart.com/jou…
MINHA PÁGINA NO FACEBOOK: www.facebook.com/pages/Marina-…

Eu não sou a melhor pessoa para passar dicas à alguém. Na verdade, eu nem me considero suficientemente capaz de dar algum ensinamento. Mas eu sempre fui muito curiosa e interessada com o mundo da pintura digital, ficando horas e horas e horas assistindo vídeos de 2 horas de duração no Youtube, livestreams intermináveis, a fim de aprender. Apesar da necessidade de se ter uma paciência (de ouro), foi o que mais me ajudou a aprender e a desenvolver os meus conhecimentos. Criando esse hábito, acabei conhecendo e desenvolvendo as técnicas que apresento hoje nos meus trabalhos. Provavelmente como muitos de vocês que agora me leem, cheguei a pedir a ajuda de muuitos artistas que eu admirava, e alguns até me ajudaram como podiam, mas a maioria simplesmente não se importa com o quanto e com o que você quer aprender. Pensando nisso, eu resolvi escrever aqui (e na minha página no Facebook, aonde dou dicas diárias) o básico do que sei, para, quem sabe, ajudar àqueles que estão começando e se sentem meio perdidos nesse mundo de possibilidades. Não é muito, mas eu espero que seja de serventia para alguém. Após ler tudo isso, coloque em prática o que aprendeu, e treine incansavelmente, só assim você vai aprender, desenvolver e aprimorar o seu conhecimento! ;)

BRUSHES:
Esse é tema central e principal, o que as pessoas mais perguntam e se desesperam querendo saber mais a respeito. Eu normalmente digo: A escolha de um brush personalizado, texturizado, cheio de possibilidades de uso, é mais importante quando você deseja fazer uma pintura de cenário ou pinturas complexas e detalhadas, depois de já se ter certa experiência com o básico. De verdade, quando você está aprendendo, isso não vai influenciar em nada. A maioria das minhas pinturas, 95% delas, foram feitas usando os brushes padrões do Photoshop, com exceção de um ou dois para a textura de pele. Você é capaz de fazer mágica usando um hard brush padrão + uma tablet, basta aprender a usar e controlar a pen pressure para adaptar as configurações ao resultado que visualmente você espera obter. O melhor brush pra mim pode não ser o melhor brush para você. É uma escolha completamente relativa e pessoal, e você só irá encontrar qual desses brushes é o que mais te faz se sentir confortável para trabalhar, quando testá-los por conta própria, sem depender da opinião de um ou de outro. Eu tenho milhões de pacotes de brushes, de muitos artistas diferentes, e quando percebo, só usei os padrões do Photoshop, porque são os que me fazem sentir confortável para trabalhar e me oferecem melhores resultados dentro do que eu espero. É como a coisa funciona.

COMO USAR A PEN PRESSURE:
www.youtube.com/watch?v=d53wt3… www.youtube.com/watch?v=gbHRkY…

CORES:
Eu nunca tive paciência pra ler um livro/artigo/etc a respeito da teoria das cores. Todo o meu conhecimento é baseado na observação. Quando eu estou pintando, eu procuro ver além do que está escancarado e exposto. Eu quero ver os detalhes da minha referência. Gosto e preciso ver as cores que prevalecem, como cada cor se comporta na luz e como ela se comporta na sombra. Eu acredito que todo conhecimento teórico é válido quando você consegue entender e aplicar, mas existem muitas outras possibilidades para aprender que podem te ajudar da mesma forma (ou até mais). Pegue algumas fotos de referência e as estude, prestando atenção nos detalhes. Tente perceber qual é a cor e o tom prevalecente, e usando o color HUE do Photoshop, tente chegar a esses tons e cores sem usar o color picker (conta gotas). É muito importante que você desenvolva o seu senso de percepção das cores sem a ajuda das tecnologias que o Photoshop te oferece. Não se prenda ao que o digital oferece a você. Queira mais!

IMPORTANTE: NUNCA USE PRETO PURO OU BRANCO PURO. ENCONTRE UM MEIO TERMO.

TUTORIAIS SOBRE A TEORIA DAS CORES:
www.youtube.com/watch?v=WYZWDE… www.youtube.com/watch?v=2rU2Ju… www.youtube.com/watch?v=6_MqD4…

LUZ E SOMBRA:
Essa é uma dica que eu poderia dar em todos os tópicos desse post. O uso das fotos de referência é a chave para desenvolver o seu conhecimento, e eu não seria nada sem elas. Procure por fotos de referência de diferentes tipos de mulheres, homens, crianças, idosos, frio, chuva, sol, com luzes de estúdio, com iluminação natural, no amanhecer, no entardecer, na praia, na floresta, nas montanhas, em diferentes horas do dia, e tente reproduzir o que você vê. De novo, veja além do que está exposto. Você vai aprender como a sombra se comporta em uma região particular que esteja recebendo um determinado foco de luz, qual é o tom mais apropriado para pintar um cenário específico, quais são as cores predominantes quando algo está exposto ao sol e quando o mesmo objeto está exposto na chuva, e como tudo isso funciona junto. A internet está à sua disposição, faça uso dela. Procure essas fotos e estude incansavelmente. E claro, existem muitos livros excelentes com o tema. Busque-os. Conhecimento nunca é demais!

TUTORIAL DE LUZ E SOMBRA:
www.youtube.com/watch?v=sL0KWQ… www.youtube.com/watch?v=qATpNS…

MIXAGEM DE CORES:
Eu gostaria de aconselhar: não use a smudge tool. O resultado é muito mais bonito quando você faz a mistura das cores usando os brushes.

COMO MISTURAR CORES COM A AJUDA DOS BRUSHES:
www.youtube.com/watch?v=XMM3Z7… www.youtube.com/watch?v=F6sl1V…

DICAS FINAIS:
* Fotos de referência, fotos de referência, fotos de referência, fotos de referência. Deixe o seu cérebro louco e crie o hábito de estudar essas fotos sempre que possível.
* Reproduza as fotos de referência, e as refaça mais uma vez sem deixá-las à vista. Teste o que você aprendeu com o estudo que fez.
* Esqueça os pacotes de 250 brushes!!! Aprenda a usar o básico e encontre o mais confortável para você. Com o tempo você vai aprender a escolher um brush diferente para a composição da sua pintura.
* Existem livestreams online 24 horas por dia e muitos vídeos disponíveis no Youtube. Se você gostar, assista ao menos 20min. Foi o que mais me ajudou a desenvolver o que sei.
* Inspire-se em outros artistas, e não se desespere para encontrar o seu próprio estilo. Isso vem com o tempo e a prática.
* Converse com outros artistas, troque ideias e conhecimento. As coisas funcionam bem assim.
* Não se desaponte consigo mesmo, e não desista quando o resultado não for o que você espera. Supere-se!!!

ALGUNS TUTORIAIS RECOMENDADOS:
Meus favoritos: marinamaral.deviantart.com/fav…

Tutorial - Common Digital Painting Mistakes by natasha2808 Digital Painting Tutorial by Dianae :thumb329645176: SKIN: a tutorial - Part 2 by navate SKIN: a tutorial - Part 1 by navate Big Fat Blending Tutorial by OneFreeInternet Character Painting tutorial by AdmiraWijaya Digital Painting Tutorial by 9095 Tutorial - Digital Portrait by ShadCarlos Tutorial Portrait Painting by Italiener Lips Tutorial - V1 by Packwood Nose Painting Tutorial by propensity :thumb181327700: Tutorial: Classical Technique for Digital Painting by banjodi .:HOW TO PAINT DIGITAL:. by Valentina-Remenar Nose Tutorial - V1 by Packwood

GRUPOS DE TUTORIAIS:
- tutorial-heaven.deviantart.com…
- tutorial-central.deviantart.co…
- walkthrough-rookie.deviantart.…
- masterphotoshop.deviantart.com…
- tutorialsclub.deviantart.com/

PÁGINAS PARA FOTOS DE REFERÊNCIA:
Pinterest, Deviantart, Flickr, Google Images, Facebook, Tumblr.
- photo-reference-for-comic-artists.com
- www.morguefile.com

www.artpromotivate.com/2012/02…

MEUS TUTORIAIS
marinamaral.deviantart.com/gal…

***
Espero que seja útil!
Um passo para a frente e você já não está mais no mesmo lugar.
© 2013 - 2024 marinamaral
Comments37
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
dunjiang's avatar

Muito bom artigo, obrigado por compartilhar conosco!

eu tenho 34 anos e sempre tive o sonho de desenhar, Eu Uso O Programa De Desenho Photoshop Ele é Bom.

Uso um tablet gráfico XPPen Star G960S Plus ( https://www.xp-pen.pt/product/691.html ). Não é uma Wacom, mas ajuda, hehehe.